Clima Meio Ambiente e Desvios de Saúde

0
536

Mas, morar aqui não é nenhum demérito, tanto assim que homens da floresta no município de Maués estão vivendo proporcionalmente mais que a maioria dos brasileiros.

Clima na Amazônia é úmido

Moramos no Trópico, perto da linha do Equador e ao mesmo tempo com o anteparo das Cordilheiras dos Andes que nos separam do oceano. Além disso, vivemos na Planície Amazônica que possui a maior floresta úmida do mundo e que é banhada pelo maior rio em volume e extensão, cuja evaporação tem sido marcante pelas altas temperaturas, formando um outro rio suspenso nas nuvens, com desabamento em grande quantidade com as inversões térmicas, levando à baixa da  temperatura e chuvas copiosas, aumentando o volume dos rios e o encharcamento das regiões mais baixas e os Igapós (florestas alagadas), mudando assim permanentemente a umidade e a temperatura da região.

Sendo assim a saúde das pessoas fica exposta a estas diferenças bruscas de umidade e temperatura, o que favorece o desenvolvimento de cepas de bactérias, fungos e vírus com alto poder patológico (poder de produzir doenças) principalmente no trato respiratório. Daí com frequência teremos principalmente bronquites, sinusites, otites, asma, tuberculose, resfriados comuns e a gripe produzida pelo vírus da influenza, que leva grande riscos à vida das crianças, gestantes e idosos. E agora mais recentemente temos o vírus da gripe suína que se modificou no seu DNA, ficando mais perigoso para a saúde, tendo um ciclo mais prolongado, dando sintomas de dor muscular, febre, tosse, muita secreção, alteração da voz e de difícil tratamento, debilitando os pacientes e dando oportunidades as bactérias de invadirem o pulmão e fazer pneumonias quase sempre muito graves.

Portanto aconselhamos a todos usarem máscaras quando tiverem de cuidar destes pacientes, a alimentarem-se corretamente, tomando bastante líquido durante o dia, não se expondo a choques térmicos, evitando tomar chuva e sereno. É extremamente importante tomar a vacina anti-gripal e antipneumococcica, principalmente as gestantes, as crianças e os idosos. Se na escola de seus filhos tiver vários estudantes resfriados ou gripados evitem a ida das crianças a escola e peçam à Direção da Escola para que tome providencias junto às Secretarias de Saúde para o controle dos focos.

O fato de morarmos nesta região que só dispõe de um único regime climático, o verão com chuvas e sem chuvas, obriga-nos a estar sempre em busca de permanente estado saudável. Façamos todas as prevenções possíveis, com imunobiológicos disponíveis, exercícios programados permanentemente, dieta amazônica (peixes, derivados da mandioca, frutos da floresta), sono adequado, hidratação, evitar tabaco, bebidas alcoólicas, drogas, noitadas inconseqüentes etc.

Mas, morar aqui não é nenhum demérito, tanto assim que homens da floresta no município de Maués estão vivendo proporcionalmente mais que a maioria dos brasileiros.

Compartilhar
Euler Ribeiro
Amazonense, de Itacoatiara. Formado em Medicina em Belém (PA), o médico geriatra completou os estudos em SP e nos EUA. Foi secretário de Saúde do Estado e deputado federal. Fundador da Universidade Aberta da Terceira Idade (UnATI), ligada à Universidade Estadual do Amazonas (UEA). Membro das academias amazonenses de Letras e de Medicina.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário
Por favor informe seu nome aqui