Obras avançadas no Estádio Floro de Mendonça, em Itacoatiara, anima penarolenses e gera expectativas

0
2117

BRUNO TADEU
bruno.tadeu@acritica.com.br

Em tempos de Copa do Mundo no Brasil, 12 estádios milionários em reta final de construção despertam grande expectativa nos torcedores, que acompanham de perto a conclusão das obras na ânsia de viver momentos inesquecíveis nos novos templos do futebol do País. Na pacatà Itacoatiara (a 170 quilômetros a leste de Manaus), é possível perceber um fenômeno diferente em proporção, mas muito parecido em se tratando de uma cidade que despertou a paixão de sua população pelo único time a representá-la em competições nacionais na história: o Penarol Atlético Clube, que está prestes a ter o seu alçapão, o Estádio Floro de Mendonça, completamente ampliado e reformado.

Assim como na maioria dos estádios que vão receber jogos do Mundial de 2014, a casa do Leão da Velha Serpa não ficou livre dos atrasos e das polêmicas. Também pudera, o primeiro prazo estabelecido pela empreiteira Metro Quadrado Engenharia para a entrega do estádio era no mês de julho de 2012. Os trabalhos de demolição da antiga arquibancada lateral para o início da reconstrução começou em novembro de 2011. Com prazo de 120 dias de duração, a obra deverá ser finalizada no 16° mês após o início.

Para quem viveu tantos prejuízos e angústias por conta de toda essa demora, observar o local quase pronto traz uma sensação de alívio e esperança. É o caso do presidente do Penarol, Ira Rabelo, que quer mais. “O Estádio me surpreendeu e eu achei que ele não ficaria pronto a tempo. Acho que poderiam olhar com mais carinho e ampliar o resto que está faltando e fazer uma cobertura também, porque o torcedor não merece ficar no sol nem na chuva”, avaliou o cartola.

Segundo o secretário de Esportes de Itacoatiara, Pedro Filho, o novo prazo para a conclusão das obras é na estreia do time no Campeonato Amazonense, dia 16 de fevereiro. “De um mês para cá, as obras avançaram muito. Agora, inaugurar realmente, acho que não vai acontecer. Só estará liberado para o jogo”, ressaltou.

Engenheiro da obra, João Mendes, adiantou que haverá, na próxima quinta-feira, uma visita técnica da Polícia Civil, em conjunto com a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros para definir a liberação do estádio. “A arquibancada já está concluída. Estamos finalizando a parte de fixação de guarda-corpos e as cabines (de imprensa) também estarão prontas para o dia (16)”, prometeu.

Fiel observador da obra antes dos treinos do Penarol, o técnico Aderbal Lana, entre críticas e palpites, tem uma certeza. “Vai inflamar a torcida. O time vai arrecadar uns R$ 45 mil por jogo aqui”, estima.

Degraus da arquibancada 100% prontos

Etapa mais demorada, a concretização da nova arquibancada já foi concluída. São 17 lances que serão protegidos com guarda-corpos ao redor. Estrutura está sendo implantada.

Bilheteria na reta final de construção

O estádio Floro de Mendonça terá um novo espaço para a bilheteria, que agora será também por baixo da nova arquibancada. Local esta sendo finalizado.

Estádio pode ser ampliado, mas…

Espaço não falta para construir arquibancadas ao redor do campo, pelo menos em formato de L. Penarol admite não ter condições para isso, mas não descarta ajuda do Governo.

Compartilhar
Autor Externo
As publicações são fontes externas de outros veículos de comunicação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário
Por favor informe seu nome aqui