Manaus, 19 de abril de 2024

Benefícios verdadeiros da tapioca

Compartilhe nas redes:

Não é verdade que a tapioca teria manifestação colateral com danos à saúde. A tapioca é um amido extraído da raiz dum tubérculo, a nossa mandioca (maniho testaculenta). Na colonização brasileira os indígenas mostraram a tapioca aosd colonizadores como substituto do trigo e consequentemente do pão. 

As muitas vantagens do consumo deste amido é que o mesmo é rico em vitaminas B9 (ácido fólico), vitamina C, magnésio, cobre, ferro e muito potássio, além de proteínas, carboidratos, manganês e zero de gordura. Possui 68 calorias, carboidratos 16,7g, açúcar 0,6, proteínas 0,005, gorduras zero e fibras 0,2. 

É totalmente livre do glúten, portanto não tem gliadina que é a proteína venenosa que existe no glúten, que em pessoas que não conseguem digeri-la acaba por promover choque com reação imunológica capaz de desencadear um processo grave de inflação intestinal que tem sérias consequências para a saúde do indivíduo. Como a mesma é absorvida mais lentamente que o trigo poderá ser usada em dietas de emagrecimento. 

A quantidade de vitaminas do complexo B incluindo aí o ácido fólico, será sempre indicado na dieta de gestantes para proteção do sistema nervoso central dos fetos. Como também é rica em vitamina K, cálcio e ferro, os mesmos desempenham papel importante no desenvolvimento da estrutura dos ossos, evitando assim a osteopenia e osteoporose. 

A riqueza da tapioca em ferro implica na manutenção da crase sanguínea em alta conta, pois acelera a formação de eritrócitos em grande quantidade, mantendo as pessoas fora do alcance da anemia. O potássio em grande escala também favorece o aumento dfo tônus das fibras musculares, evitando as câimbras tão frequentes na idade tardia.

Portanto, duas tapiocas pela manhã sem sal, com recheio de tucumã que é anticancerígeno por excelência farão muito bem à saúde. 

Com isto derruba-se um alerta recente sobre possibilidade da tapioca ser responsável por originar câncer. Não creiam nisto, não é verdade!

Visits: 62

Compartilhe nas redes:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COLUNISTAS

COLABORADORES

Abrahim Baze

Alírio Marques