Avaliação positiva

0
1108

Com o título acima, o jornal A Crítica, de 04.01.2013, fez uma retrospectiva do trabalho da professora doutora Márcia Perales Mendes da Silva, à frente da Reitoria da UFAM no exercício de 2012. Ressaltamos, entre suas muitas realizações, a instalação do curso de pós-graduação stricto sensu no campus da UFAM em Itacoatiara – o primeiro criado no interior da Amazônia Ocidental.

A implantação de programas de apoio aos alunos de graduação, pós-graduação e de capacitação continuada aos docentes são outras das realizações comemoradas pela reitora. Nos últimos anos, a UFAM chegou a 49 cursos, sendo 11 doutorados e 38 mestrados e o objetivo é fazer com que cada curso suba nos conceitos da CAPES. Ela celebra ainda a recente assinatura do contrato de construção do novo HGV – Hospital Universitário Getúlio Vargas (duas torres de 13 andares), obra de grande vulto, orçada em 83 milhões de reais. O primeiro bloco deverá ficar pronto em 24 meses e o segundo em 36 meses. Importante mencionar que, além de atender pacientes da capital, do interior e de estados vizinhos, o HGV é escola para os alunos dos cursos da área de saúde, incluindo 23 residências médicas.

Foram construídos dois blocos novos para a Faculdade de Ciências Agrárias com quatro pisos, dois blocos novos para a Faculdade de Tecnologia, cada um com 28 salas de aula, e está em vias de conclusão outro bloco no Instituto de Ciências Humanas e Letras. Pela primeira vez o Restaurante Universitário vem funcionando à noite, beneficiando a alunos e trabalhadores. Houve redução de 80% nas ocorrências de violência no campus, com a instalação de câmaras e reforço na segurança.

A reitora Márcia Perales Mendes da Silva é filha do falecido médico, ex-diretor do SESP e ex-deputado estadual José Mendes (1925-1969), e neta do saudoso ex-prefeito Raimundo Perales (1896-1999?) – dois homens públicos de impecável conduta que muito honraram Itacoatiara e o Amazonas.

Compartilhar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário
Por favor informe seu nome aqui