A verdade veio à tona

0
1154

Já há algum tempo venho alertando sobre um processo infelizmente eivado de mercantilismo a partir do qual profissionais inescrupulosos ao redor do mundo vêm se aproveitando da boa fé de pessoas incautas, para enganá-las com promessas milagrosas de retardo do envelhecimento e até com rejuvenescimento.

Felizmente o Programa Fantástico em uma de suas edições esclareceu de uma vez por todas, com o respaldo do Conselho Federal de Medicina do Brasil, sobre os riscos da utilização de medicamentos prescritos como antienvelhecimento milagroso, tais como vitaminas, sais minerais, hormônios e anestésicos locais largamente empregados por aqueles que preconizam o alargamento da juventude e o aumento da expectativa de vida com uso abusivo destes medicamentos.

Um dos precursores da medicina ortomolecular nos Estados Unidos pregava que o uso de muitas gramas de acido ascórbicos (vitamina C) diariamente seria o ideal como preditor de longa vida. O mesmo teve um fim trágico com câncer de fígado (hepatoma) em consequência do uso abusivo desta vitamina. Depois veio da Suécia, através uma ortopedista que usava anestésico local para sedar a dor das articulações comprometidas pelas alterações inflamatórias usando procaína. Como esta cessava a dor e como anestésico local que ao cair na circulação tem ação de excitante do sistema nervoso central, com riscos de convulsão e morte,  pela excitação dá uma espécie de euforia, o que levou os pacientes a acreditarem que a procaína seria agente rejuvenescedor. Tudo ledo engano, mas fez o enriquecimento ilícito de muitos que usam até hoje o nome desta médica nas clínicas que praticam este tipo de medicina condenada pelo Conselho Federal de Medicina do Brasil.

O hormônio do crescimento (GH) tem sido empregado indevidamente como agente rejuvenescedor e de prolongamento da vida saudável. Tudo mentira também, pois este hormônio que é indispensável para o crescimento, tende a decrescer com o processo natural do envelhecimento sem nenhum comprometimento metabólico. E quando usado indevidamente é agente cancerígeno comprovado para câncer de mama, pulmão, cérebro e próstata. Portanto não se deixem enganar!

Reposição hormonal tanto em homens como em mulheres (testosterona e estrogênios) se não for orientado por um competente endocrinologista é também outro grande risco de sérios desvios da saúde. Logo não tomem vitaminas em excesso, sempre digo que vitaminas e sais minerais não se compram nas farmácias e sim nas feiras e mercados (os alimentos como frutas, verduras e etc.).

Ao terminar fico à disposição de quem desejar saber mais sobre este assunto, que é muito sério e não deveremos correr riscos desnecessários. Querem envelhecer com qualidade? Então desde muito cedo se exercitem dentro dos seus limites, comam corretamente em pequenas quantidades de todos os alimentos, durmam no mínimo seis horas por dia, fujam do estresse, não tomem drogas desnecessariamente, riam muitas vezes durante o dia, esqueçam o ódio e perdoem, e sejam felizes vivendo muito e com saúde.

Compartilhar
Euler Ribeiro
Amazonense, de Itacoatiara. Formado em Medicina em Belém (PA), o médico geriatra completou os estudos em SP e nos EUA. Foi secretário de Saúde do Estado e deputado federal. Fundador da Universidade Aberta da Terceira Idade (UnATI), ligada à Universidade Estadual do Amazonas (UEA). Membro das academias amazonenses de Letras e de Medicina.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário
Por favor informe seu nome aqui